Termina nesta sexta-feira (27) o prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2025 - Estado do Pará Online

Termina nesta sexta-feira (27) o prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2025

No Pará, nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, as provas serão aplicadas em datas diferentes por causa da COP30

Divulgação

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 têm até esta sexta-feira (27) para efetuar o pagamento da taxa de inscrição. O valor é de R$ 85 e a confirmação só é feita após a quitação.

Mesmo boletos com vencimento anterior seguem válidos dentro do novo prazo, após a prorrogação do calendário, que originalmente se encerraria em 11 de junho. A extensão foi concedida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para ampliar as oportunidades de participação, especialmente para quem não tem direito à isenção.

A geração do boleto – a Guia de Recolhimento da União (GRU) – é feita exclusivamente pela Página do Participante. O Inep alerta que páginas externas que oferecem cobrança relacionada ao Enem são falsas. O pagamento pode ser feito via Pix (com QR Code presente no boleto), cartão de crédito, débito ou diretamente em agências bancárias, casas lotéricas e aplicativos de instituições financeiras.

Estudantes da rede pública que estão concluindo o ensino médio neste ano têm isenção automática da taxa, conforme previsto no edital.

Avisos por e-mail e WhatsApp

Para reforçar o lembrete, o Inep está enviando mensagens aos candidatos que ainda não quitaram o valor. Os alertas chegam por e-mail e WhatsApp, nos contatos informados durante o processo de inscrição. Quem já pagou a taxa pode ignorar a notificação.

Provas em novembro

As provas do Enem 2025 estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro, em todo o país. No entanto, devido à realização da COP30, em Belém, a aplicação será adiada para os dias 30 de novembro e 7 de dezembro nas cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba.

O Enem é uma das principais ferramentas de acesso ao ensino superior no Brasil, sendo utilizado em programas como Sisu, Prouni e Fies. A nota também pode ser usada em processos seletivos de universidades portuguesas conveniadas com o Inep.

Além disso, desde este ano, o exame voltou a servir como alternativa para quem deseja obter a certificação do ensino médio, desde que tenha mais de 18 anos e cumpra os critérios exigidos. Dúvidas sobre o cronograma, regras e orientações podem ser consultadas no site oficial do Inep.

Leia Mais: