Uma mulher foi presa na manhã desta sexta-feira (20), no bairro Castanheira, em Belém, durante uma operação que investiga crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A ação foi realizada pela Polícia Civil do Pará em apoio à Polícia Civil do Amazonas, responsável pela Operação Erga Omnes.
Além do Pará, a operação também cumpriu mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão nos estados do Piauí, Ceará, Maranhão, Minas Gerais e São Paulo. No território paraense, os mandados foram executados por equipes da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e da Divisão de Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD).
Segundo o delegado David Bahury, as investigações conduzidas pela Polícia Civil do Amazonas têm como objetivo combater crimes como organização criminosa, tráfico de drogas, corrupção ativa e passiva, violação de sigilo funcional e lavagem de dinheiro.
“As investigações conduzidas pela PC do Amazonas têm o objetivo de apurar e reprimir os crimes. Para isso, foi solicitado o apoio da PCPA para localizar os alvos que estavam no Pará, e que fazem parte da cadeia criminosa”, explicou o delegado.

Rota do tráfico
De acordo com as investigações, empresas de fachada localizadas no Pará eram utilizadas para facilitar o tráfico de drogas. Ainda segundo a polícia, traficantes do estado realizavam depósitos bancários nas contas da organização criminosa para adquirir entorpecentes.
As drogas teriam origem na região de Tabatinga, no Amazonas, município localizado na fronteira com países produtores como Peru e Colômbia, e eram transportadas até o Pará. O intercâmbio de informações entre as polícias civis dos dois estados foi fundamental para o avanço da operação.
Durante a ação em Belém, a suspeita foi presa e teve cartões de crédito e um aparelho celular apreendidos. Após os procedimentos legais, ela foi encaminhada e permanece à disposição da Justiça, onde responderá pelos crimes investigados.
Leia também:










Deixe um comentário