O senador Zequinha Marinho (Podemos) assumiu a presidência da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal após dois mandatos como vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). A prioridade é avançar em pautas como crédito rural, licenciamento ambiental, regularização fundiária, agricultura familiar e recomposição de áreas rurais. Atualmente, 75 projetos estão em tramitação na comissão.
Com a realização da COP30 em Belém, em novembro, o senador busca destacar a produção agropecuária sustentável no Brasil e sua relação com o controle das mudanças climáticas.
Nesta semana, Zequinha Marinho apresentou o Projeto de Lei 514/2025, que propõe mudanças na política agrícola brasileira. O texto inclui o estímulo à conversão de pastagens degradadas em sistemas agropecuários e florestais sustentáveis. A proposta também altera a Lei nº 8.171/1991 para garantir condições favorecidas de crédito rural a projetos de recomposição de áreas degradadas.
O Brasil tem aproximadamente 177 milhões de hectares de pastagens cultivadas, sendo que cerca de 109,7 milhões de hectares apresentam algum nível de degradação. Desse total, 28 milhões de hectares possuem alto potencial para implantação de culturas agrícolas, o que poderia ampliar em 35% a área total plantada com grãos em comparação à safra 2022/2023.
Leia também:
Deixe um comentário