O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou na manhã desta quinta-feira (24) uma nova rodada de interrogatórios no processo que investiga a trama golpista ligada ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. A partir das 9h, por videoconferência, são ouvidos os réus dos núcleos 2 e 4 da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Entre os principais depoimentos previstos estão os de Filipe Martins, ex-assessor internacional de Bolsonaro, e Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Martins é acusado de apresentar ao ex-presidente o jurista que elaborou a minuta do golpe, que previa a decretação de estado de sítio ou de defesa. Já Vasques teria ordenado operações de bloqueio de rodovias no segundo turno das eleições de 2022, com objetivo de dificultar o voto em regiões favoráveis a Lula.
Também serão ouvidos nesta fase militares acusados de integrar o núcleo responsável por ações de desinformação, com disseminação de fake news sobre o sistema eleitoral e ataques a instituições. Os réus poderão permanecer em silêncio durante o interrogatório, por se tratarem de depoimentos no âmbito de ação penal.
O processo aponta crimes como tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e dano qualificado. O julgamento do núcleo 1, que inclui Jair Bolsonaro, está previsto para setembro. Os interrogatórios do núcleo 3 ocorrem na próxima segunda-feira (28).
Leia também:
Deixe um comentário