Sistema de Segurança do Pará intensifica medidas para prevenir crimes em partidas de futebol

O secretário também destacou a importância do policiamento preventivo, que começa 24 horas antes dos eventos, para evitar confrontos.

Em resposta à crescente violência envolvendo torcidas organizadas, o Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds) apresentou, nesta terça-feira (24), novas diretrizes para garantir a segurança durante os jogos de futebol no estado.

A decisão segue a prisão de 271 integrantes de torcidas organizadas, detidos após confrontos antes da partida entre Paysandu e Sport Recife, realizada no dia anterior em Belém.

Durante coletiva de imprensa, o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, detalhou as ações que visam evitar conflitos e a implementação de punições rigorosas para torcidas que praticam crimes. “Criamos um comitê dentro do Conselho de Segurança Pública do Estado para monitorar essas torcidas e acompanhar suas atividades. Embora reconheçamos a importância dessas agremiações para o apoio aos clubes, precisamos coibir os comportamentos criminosos que surgem”, afirmou Machado.

O secretário também destacou a importância do policiamento preventivo, que começa 24 horas antes dos eventos, para evitar confrontos.

O coronel Dilson Júnior, comandante-geral da Polícia Militar, ressaltou a eficácia da operação que resultou na prisão de mais de 200 indivíduos e reforçou que não houve óbitos durante os confrontos. “Nossa atuação foi essencial para conter uma situação que poderia ter se agravado”, disse o coronel.

As torcidas organizadas “Maior do Norte” e “Torcida Bicolor” já estão sob medidas restritivas, como a proibição de participação em jogos e de portar adereços que as identifiquem. As investigações continuam, com a Delegacia de Proteção ao Torcedor e de Grandes Eventos (DPTGE) liderando os esforços para responsabilizar os envolvidos em atividades criminosas.

Os 239 adultos detidos foram encaminhados à Central de Triagem da Marambaia e posteriormente às unidades prisionais, enquanto 32 adolescentes foram encaminhados à Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data).

A segurança em eventos esportivos se torna uma prioridade para evitar que episódios violentos voltem a ocorrer, garantindo assim um ambiente seguro para os torcedores e a população em geral.

Informações: Agência Pará

Leia também: