Mais de 70 profissionais da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), participaram de uma força-tarefa nesta sexta-feira, 4, em áreas que foram impactadas pelas fortes chuvas dos últimos dias. A ação emergencial aconteceu nos bairros do Curió-Utinga, Cremação, Guamá e Sacramenta, com visitas domiciliares realizadas em locais que sofreram alagamentos e estão mais vulneráveis ao surgimento de doenças.
O objetivo principal foi identificar e eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, além de orientar a população sobre os sintomas dessas doenças e também de outras infecções comuns em períodos de enchentes, como a leptospirose.
No bairro do Curió-Utinga, as equipes visitaram moradores nas passagens Gaspar Dutra, Juninho, Elvira, Xavier, Dionísio, Virgílio, Ana Deusa e Mariaudi Santos. Já na Cremação, o trabalho foi concentrado na área do Canal Doutor Moraes e Rua dos Pariquis com Alcindo Cancela. No Guamá, os profissionais atuaram nas proximidades do Canal da Caraparú. Na Sacramenta, as atividades foram concentrada na rua Angustura entre Pedro Álvares Cabral e Rua das Poncianas.
As ações integram a estratégia da Vigilância em Saúde do município para situações de emergência climática, reforçando o compromisso da gestão com a prevenção e o cuidado com a população belenense em momentos de maior vulnerabilidade.
Leia também:
Deixe um comentário