Servidores municipais da Educação de Belém realizaram, na tarde desta quarta-feira (28), uma manifestação no centro da capital paraense e bloquearam parcialmente a avenida Governador José Malcher. O ato faz parte da mobilização da categoria contra a gestão do prefeito Igor Normando (MDB) e a aprovação da Lei Municipal nº 10.266, que institui um novo Estatuto dos Servidores Públicos do Município.
Durante o protesto, os trabalhadores seguiram em marcha até o Conselho Municipal com o objetivo de dialogar com representantes da Prefeitura de Belém. Segundo os manifestantes, a nova legislação cria um regime jurídico único para os servidores da administração municipal, mas promove alterações em direitos considerados já adquiridos, como gratificações e garantias previstas no estatuto anterior.
Servidores municipais da Educação de Belém realizaram, na tarde desta quarta-feira (28), uma manifestação no centro da capital paraense e bloquearam parcialmente a avenida Governador José Malcher. pic.twitter.com/LMJ0oqbnEt
— Portal Estado do Pará Online (@Estadopaonline) January 28, 2026
A insatisfação com o novo estatuto tem intensificado os atos da categoria, que já completa o 10º dia de greve. Os servidores afirmam que a lei foi aprovada sem o devido debate com os trabalhadores e cobram a abertura de negociação com a gestão municipal.
Além da revogação do novo Estatuto dos Servidores Públicos, a manifestação também exige a retirada da nova matriz curricular da rede municipal de ensino. De acordo com os educadores, a mudança foi imposta pelo secretário municipal de Educação, Patrick Tranjan, sem consulta à categoria.
A reportagem procurou a Prefeitura de Belém para solicitar um posicionamento oficial sobre as reivindicações dos servidores e a paralisação.
Leia também:









Deixe um comentário