Semu realiza primeiro fórum estadual de políticas públicas para mulheres

Durante o evento, também será lançado o projeto "Por Todas Elas".

Mulheres
Foto: Reprodução / Semu

O Governo do Estado do Pará por meio da Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) realiza em Belém, o 1º Fórum Estadual de Políticas Públicas Para Mulheres. O evento acontece no dia 4 de março, com início previsto para às 9h, no Teatro Maria Sylvia Nunes, localizado na Estação das Docas.

A programação tem como objetivo fomentar e debater a participação das mulheres na política e, a partir dos debates, ressaltar a importância da criação de políticas públicas que possam chamar atenção e combater à violência doméstica, o feminicídio, a misoginia, a violência política de gênero, além, é claro, de pensar em estratégias para intensificar e melhorar os serviços já oferecidos pela secretaria para que eles cheguem até as mulheres que mais precisam.

“O fórum tem uma importância muito grande por tratar sobre o fortalecimento dos organismo de políticas para mulheres dentro dos municípios. Então, nós vamos promover essa discussão com as gestoras, prefeitos(as) e toda a sociedade civil”, disse a titular, Paula Gomes.

Durante o evento, também será lançado o projeto “Por Todas Elas”, que tem como intuito debater sobre a importância da participação feminina na política como protagonistas na construção de direitos. Com roda de conversa marcada para às 10h, os participantes vão debater sobre o “O Protagonismo da Mulher na Política”. Às 11h, a programação fica por conta da palestra de marketing político “Do like ao Voto.”

Já pela parte da tarde, o debate será sobre os desafios para a implementação das Secretarias de Mulheres em todos os municípios do estado, além da instalação do Fórum Estadual dos Organismos de Políticas para Mulheres (OPM’s). O diálogo conta com a participação da Secretária do Estado das Mulheres – Paula Gomes, e da Secretária Nacional de Articulação Institucional do Ministério das Mulheres – Carmem Foro.

A secretária reforça ainda que, ações como essas, são necessárias para fomentar as políticas transversais, que passam pela saúde, educação, independência financeira e capacitação. “É importante que os municípios sejam fortalecidos para que a rede de atendimento às mulheres possa avançar e, consequentemente, a gente possa diminuir os índices de violência e oferecer mais oportunidades.”

OPM’s

Os Organismos de Políticas para Mulheres são responsáveis pela criação, implementação e execução de políticas públicas voltadas para garantir os direitos das mulheres, além de promover a equidade de gênero.

As OPM’s funcionam nas esferas federal, estadual e municipal, com a função de elaborar e coordenar as políticas públicas para mulheres, por tanto, secretarias, departamentos, assessorias especiais, divisões, coordenações e núcleos específicos da garantia de direitos humanos de mulheres, podem ser consideradas OPM’s.

Projeto “Por Todas Elas – o lugar e o poder das mulheres na política”

O projeto “Por Todas Elas” é uma iniciativa do Governo do Estado que, por meio de rodas de conversas, visa fomentar os debates sobre a importância da participação feminina na política como protagonistas na construção de direitos.

Serviço: Fórum Estadual de Políticas Públicas Para Mulheres em Belém

Local: Teatro Maria Sylvia Nunes

Horário: 9h às 17h

Leia também: