Segup monta esquema especial de segurança para o Re-Pa com quase 1.500 agentes

A partida faz parte da semifinal da Copa Verde 2024 e tem expectativa de reunir 45 mil torcedores, com início às 20h. 

A estrutura de segurança pública para o clássico do futebol paraense, entre Remo e Paysandu, marcado para esta quarta-feira (3) no Estádio Olímpico do Pará Jornalista “Edgar Proença”, o Mangueirão, já foi definida e contará com mais de 1.400 agentes de segurança integrados no dia da partida. As ações serão coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) em conjunto com os órgãos de segurança estadual e municipal, cujo principal objetivo é garantir a tranquilidade aos torcedores. A partida faz parte da semifinal da Copa Verde 2024 e tem expectativa de reunir 45 mil torcedores, com início às 20h. 

As ações do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds) serão executadas de forma integrada antes, durante e após o grande clássico da Amazônia. De acordo com o secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup, Luciano de Oliveira, diante da realização de quatro jogos clássicos entre Remo e Paysandu, previstos para ocorrer em abril, e assim o Estado se prepara com um forte esquema de segurança para garantir a ordem e tranquilidade de todos durantes as partidas. 

Esquema de segurança – A estratégia de segurança elaborada pela Segup e órgãos de segurança, engloba a fiscalização das vias de acesso, o entorno e manutenção da ordem e segurança no estádio; o ordenamento do fluxo de trânsito para garantir a fluidez; a agilidade no atendimento da população se houver a necessidade do registro de ocorrências, e a garantia do direito de ir e vir de todos com tranquilidade.

Planejamento – Todo o planejamento operacional foi definido em reunião realizada na última segunda-feira, 1º, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Belém, e contou com a participação de representantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), além dos demais integrantes do Sistema de Segurança Pública do Estado, Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Guarda Municipal, além dos representantes do Clube do Remo e Paysandu Sport Club, para alinhar e organizar os últimos preparativos para as partidas do principal clássico do futebol paraense que ocorrerão nesta quarta-feira, 3, e no próximo dia 10 de abril. 

Policiamento reforçado – O aporte operacional começa às 15h, com abertura do estacionamento, e reforçado às 17h, quando será liberado o acesso aos portões para o público. O Centro de Controle e Comando Operacional do Novo Mangueirão reunirá os pontos focais de cada força. Do Centro será possível monitorar as imagens das câmeras instaladas no estádio e no entorno, e agilizar as respostas às demandas. 

Trânsito – Os agentes do Departamento de Trânsito do Estado (DETRAN), estarão mobilizados em pontos estratégicos nas vias de acesso ao estádio pela Avenida Augusto Montenegro, e em frente ao Mangueirão. Equipes da Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) também estarão posicionadas nas vias, inclusive pela rodovia Transmangueirão. Em ambos os sentidos e vias, os agentes de trânsito vão atuar no ordenamento do trânsito para que os veículos possam fluir com agilidade sem causar transtorno à população e ao público que vai assistir à partida, assim como na travessia de pedestres em frente ao estádio. 

A partir das 17h a Rodovia Transmangueirão terá sentido único até a Avenida Augusto Montenegro. Ao final da partida, o sentido único é inverso, seguindo até a Avenida Independência. 

Leia também: