A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), coordena as ações de segurança para o Concurso Público Nacional Unificado (CNU), que está sendo realizado em todo o país neste domingo (18). Em torno de 2 mil agentes de segurança pública, incluindo efetivos locais e reforços, estarão mobilizados para garantir a logística de distribuição das provas e a segurança durante o certame em 17 municípios paraenses.
O Pará se destaca como o sexto estado com o maior número de inscritos, totalizando 118.876 candidatos, que realizarão as provas em 284 estabelecimentos de ensino em 17 municípios. A segurança durante o concurso será reforçada com planejamento integrado das forças de segurança federais e municipais, similar à operação realizada para o Enem.
O titular da Segup, Ualame Machado, destacou que a operação envolve a colaboração de diversos órgãos estaduais, federais e municipais. “Estamos mobilizando quase 2 mil agentes para garantir que o concurso transcorra com segurança e ordem. O planejamento começou há meses, com integração entre os órgãos envolvidos para assegurar a segurança durante a escolta e a aplicação das provas”, afirmou Machado.
As atividades de segurança iniciarão às 6h30 com a ativação dos Centros Integrados de Comando e Controle Estadual e Regionais (CICCs), que supervisionarão a logística desde o transporte das provas até os locais de aplicação e a escolta reversa. Doze municípios paraenses contarão com CICCs, incluindo Abaetetuba, Capanema, Paragominas, Breves, Tucuruí, Marabá, Altamira, Santarém, Redenção, Tucumã, Itaituba e Parauapebas. O Centro Integrado de Comando e Controle Estadual, em Belém, coordenará todas as operações na Região Metropolitana de Belém (RMB) e os CICCs nos demais municípios.
Informações sobre o transporte das provas e ocorrências serão enviadas ao Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, localizado no Distrito Federal, através do Sistema Córtex. Para garantir a segurança, quase mil câmeras de videomonitoramento serão utilizadas em todo o estado, com mais de 350 na Região Metropolitana de Belém, monitorando os locais de prova e suas imediações.
A segurança será mantida até que todos os malotes sejam lacrados e enviados para a central de armazenamento, de onde serão encaminhados para correção. A operação conta com a participação de diversas instituições, incluindo a Segup, Polícia Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiros, Detran, SEAP, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança Pública, Guardas Municipais, Equatorial Energia, Correios, a banca responsável pelo certame, e secretarias municipais de saúde e Samu.
Leia também:
Deixe um comentário