A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), de forma integrada, com os demais órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública (SIEDS), deflagrou, na quarta-feira (6), uma “Operação de Saturação” na Região Metropolitana de Belém, com ações intensificadas nos bairros da Pratinha, Tapanã, Guamá e Terra-Firme. As ações visam manter a ordem pública, a paz social e a segurança dos agentes de segurança, frente ao ataque sofrido por uma viatura da Polícia Militar, onde dois policiais militares foram atingidos, no bairro do Guamá, na noite da última terça-feira (5).
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Ualame Machado, destaca as ações recentes desenvolvidas pelos órgãos do Sistema de Segurança Pública, como a apreensão de mais de uma tonelada de drogas, no mês de outubro, no Marajó, e ainda, a maior apreensão de fuzis na história do Pará, realizada no último dia 5 de novembro, em Abaetetuba, desarticulando importante logística de grupos criminosos organizados.
Ações integradas
As ações são desenvolvidas, de forma integrada, pelos órgãos de segurança do Estado. No total, até o início da manhã desta quinta-feira, 7, dois homens foram presos, e drogas foram apreendidas. Também foram fiscalizados mais de 20 estabelecimentos, destes, 05 foram fechados e 09 notificados.
As ações de fiscalização contaram com mais de 40 agentes da Polícia Civil, coordenada pela Diretoria de Polícia Administrativa (DPA) com apoio do Corpo de Bombeiros Militares que atuaram no bairro do Guamá. Os agentes realizaram ainda o mapeamento de pontos identificados como o de maior mancha criminal nessas regiões, com reforço na segurança e fiscalização nas áreas mais sensíveis da Região Metropolitana de Belém.
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Polícia Penal, realiza a fiscalização e o monitoramento das tornozeleiras eletrônicas, além da busca e captura de foragidos da justiça, nos bairros mais específicos de atuação da operação, a exemplo da Pratinha, Tapanã, Guamá e Terra-Firme.
Agentes da Polícia Militar e do Departamento Estadual de Trânsito intensificam barreiras de fiscalização para verificação da regularidade de veículos, abordagem a pessoas, e assim, garantir maior segurança nas vias.
DivulgaçãoIndicadores de criminalidade
Nos últimos cinco anos o Pará vem reduzindo a criminalidade apresentando indicadores positivos na redução ao enfrentamento do crime por todo o estado, reduzindo em 54,73% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) que inclui homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, quando comparado o período de janeiro a outubro de 2024 com o mesmo período do ano de 2018. Com esses números o estado já preservou mais de 1.800 vidas com as ações de segurança desenvolvidas pelo Governo do Pará em 2024.
Serviço
O Sistema de Segurança Pública reforça a importância da parceria com a população para o recebimento de qualquer informação que possa auxiliar nas investigações de ações criminosas, por meio do canal do Disque-Denúncia, o 181, que recebe denúncias anônimas, com total sigilo das informações repassadas ao Sistema.
Leia também:
Deixe um comentário