Seduc, Fadep e CBM unem forças para garantir a segurança em alojamentos durante a COP 30

A parceria tem como objetivo assegurar que os projetos de prevenção e combate a incêndios nas escolas sejam analisados rapidamente, garantindo a segurança durante o evento.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Fundação de Apoio para o Desenvolvimento da Educação Paraense (Fadep) contarão com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM) para garantir a segurança nas 17 escolas estaduais que servirão como alojamento durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP 30), programada para novembro em Belém. As discussões sobre essa colaboração começaram em uma reunião no Comando-Geral do CBM.

A parceria tem como objetivo assegurar que os projetos de prevenção e combate a incêndios nas escolas sejam analisados rapidamente, garantindo a segurança durante o evento. Serão verificados sistemas de alarme, hidrantes, e rotas de fuga, entre outros aspectos essenciais.

Arnaldo Dopazo, presidente da Fadep, destacou que essa iniciativa não apenas reforça a segurança nas escolas, mas também promove uma cultura de prevenção e responsabilidade entre a comunidade escolar. As equipes da Seduc receberão orientação técnica para adaptar corretamente as unidades para alojamento.

Para capacitar os servidores que atuarão nas escolas, será oferecido um curso de Qualificação em Brigada Básica de Incêndio, abordando temas como uso de extintores e primeiros socorros. O curso terá uma carga horária de 16 horas.

O coronel Pablo Oliveira, do CBM, informou que as ações de segurança começarão com uma inspeção nas escolas para identificar características estruturais e problemas potenciais. A reunião de alinhamento contou com a presença de várias autoridades, reforçando o compromisso com a segurança durante a COP 30.

Leia também: