Em Santarém, no Baixo Amazonas, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizou oficinas de capacitação de servidores que atuam nas regiões de integração Tapajós e Baixo Amazonas. A Equipe de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, da Sespa, esteve em Santarém para promover ações que têm o objetivo de garantir à população o acesso à água com o padrão de potabilidade estabelecido pela legislação.
Durante o aprendizado, houve visita à Estação de Tratamento de Água da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), onde os técnicos observaram os sistemas, as formas de abastecimento e todo o processo até a água chegar às residências, conhecimento fundamental ao processo de capacitação.
Captada de poços profundos, a água passa regularmente por testes de qualidade no Laboratório Central da Cosanpa, em Belém. Os resultados mais recentes atestaram que, tanto a água bruta quanto a água tratada estão aptas ao consumo humano.
Segundo a Cosanpa, em Santarém, mais de 150 mil pessoas utilizam a água distribuída pela Companhia.
Segundo o coordenador de Esgoto Sanitário, Jamison Leal, o processo garantiu aprendizado. “Foi uma excelente oportunidade para demonstrar, de forma detalhada, o nosso processo de captação, tratamento e abastecimento de água. Essa interação entre as equipes é crucial para fortalecer a colaboração entre as instituições e garantir que as melhores práticas sejam adotadas na vigilância da saúde pública”, destacou.
Leia também:
Deixe um comentário