Salvaterra ganha novo espaço cultural com projeto de valorização da arte marajoara

A iniciativa conta com a participação dos alunos que, no primeiro semestre, integraram oficinas de carimbó em três cidades marajoaras: Cachoeira do Arari, Soure e Salvaterra

Créditos: divulgação

Neste sábado, 19 de outubro, a Vila de Joanes, localizada no município de Salvaterra, será palco da inauguração da Sala de Cultura da Casa da Beira, um novo espaço dedicado à promoção e preservação cultural no arquipélago do Marajó. A abertura será marcada pela ação cultural “Marajó Estampado”, resultado do projeto “É do meu quintal que vejo o mundo”, coordenado pela artista visual Andréa Feijó.

A iniciativa conta com a participação dos alunos que, no primeiro semestre, integraram oficinas de carimbó em três cidades marajoaras: Cachoeira do Arari, Soure e Salvaterra. Na inauguração, esses alunos irão estampar as paredes da Casa da Beira com imagens inspiradas na cultura ancestral do Marajó, em uma demonstração artística que visa resgatar e valorizar tradições locais.

A programação da inauguração, além das intervenções visuais, também incluirá projeções audiovisuais e uma roda de carimbó, ritmo tradicional da região, reforçando a conexão entre o novo espaço e a cultura popular. “A ideia é reunir artistas e artesãos das três cidades para promover trocas e interações criativas”, destaca Andréa Feijó, idealizadora do projeto. Segundo a artista, a ação de ocupação que irá decorar as paredes do espaço cultural com lambes e carimbos marca a primeira etapa de um processo de integração artística e comunitária.

O projeto “É do meu quintal que vejo o mundo”, selecionado pelo edital de Artes Visuais-Lei Paulo Gustavo, trouxe oficinas para diferentes localidades do Marajó, promovendo uma maior visibilidade das expressões culturais da região. Para 2025, o projeto pretende expandir suas atividades com o apoio da Lei Rouanet Norte, de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, fortalecendo ainda mais as ações culturais no arquipélago.

Serviço:
O que: Inauguração da Sala de Cultura da Casa da Beira, com a ação cultural “Marajó Estampado”.
Quando: 19 e 20 de outubro de 2024.
Horário: Das 19h às 22h (19/10) e das 9h às 12h (20/10).
Onde: Vila de Joanes, Salvaterra – Marajó.

Leia também: