Saiba quem são os eleitos diplomados nesta terça-feira, em Belém

Somente candidatos com registros aprovados e contas de campanha regularizadas podem ser diplomados. A entrega oficial dos diplomas confirma a aptidão dos eleitos para a posse em 1º de janeiro de 2025.

Créditos: reprodução

A cerimônia de diplomação do prefeito, vice-prefeito e dos 35 vereadores eleitos para a gestão 2025-2028 na capital paraense ocorre nesta terça-feira, 17 de dezembro, às 17h, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia. O evento contará com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, e da diretora-geral, Nathalie Castro.

No primeiro turno, realizado em 6 de outubro de 2024, foram eleitos 18 novos vereadores, enquanto 17 parlamentares foram reeleitos, representando uma renovação de 51,8% na Câmara Municipal de Belém. No segundo turno, em 27 de outubro, os eleitores confirmaram a vitória de Igor Normando (MDB) e Cássio Andrade (PSB) para os cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente.

O MDB saiu fortalecido nas eleições municipais, mantendo a maior bancada no Legislativo com 9 cadeiras. Em seguida, o PSD aparece com 4 vereadores, seguido pelo PL com 3 cadeiras conquistadas. Silvane Ferraz, também do MDB, foi a vereadora mais votada, recebendo 21.561 votos. John Wayne e Neném Albuquerque, ambos do mesmo partido, ficaram na segunda e terceira colocação, com 14.299 e 12.566 votos, respectivamente.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a diplomação é o ato de entrega dos diplomas assinados pela Justiça Eleitoral às pessoas eleitas e aos suplentes, após a totalização dos votos, verificação das candidaturas e esgotamento dos prazos de questionamento dos resultados. Somente candidatos com registros aprovados e contas de campanha regularizadas podem ser diplomados. A entrega oficial dos diplomas confirma a aptidão dos eleitos para a posse em 1º de janeiro de 2025.

Os vereadores eleitos foram:

Silvane Ferraz (MDB)
John Wayne (MDB)
Neném Albuquerque (MDB)
Tulio Neves (PSD)
Pablo Farah (MDB)
João Coelho (PDT)
Ágatha Barra (PL)
Mayky Vilaça (PL)
Bieco (MDB)
Renan Normando (MDB)
Raquel dos Animais (PDT)
Gleisson (PSB)
Fábio Souza (MDB)
Roni Gas (MDB)
Marcos Xavier (Republicanos)
Marinor Brito (PSOL)
Patricia Queiroz (PP)
Blenda Quaresma (MDB)
Igor Andrade (Rede)
Felipe Vinagre (União)
Vitor Sales (União)
Vivi Reis (PSOL)
Moa Moraes (PV)
Augusto Santos (Republicanos)
Pastora Salete (PSD)
Zezinho Lima (PL)
Nay Barbalho (PP)
Lulu das Comunidades (PSDB)
Rodrigo Moraes (PCdoB)
Jorge Vaz (PRD)
Zeca do Barreiro (União)
André Martha (PSD)
Neia Marques (PT)
Higino (PSD)
Professor Alfredo Costa (PT).

A cerimônia de diplomação marca o encerramento do processo eleitoral e representa a oficialização dos eleitos pela Justiça Eleitoral, legitimando o início dos preparativos para os trabalhos da nova gestão municipal.

Leia também: