Rotatória do 40 Horas será substituída por sinalização semafórica

A intervenção urbana é necessária para promover melhor fluxo na integração entre a capital paraense, Belém e Ananindeua, as duas cidades mais populosas do Pará.

A rotatória do 40 Horas será substituída por um novo sistema de semáforos, com tempo cronometrado e sincronizado, a partir das 21h, desta sexta-feira (24). A intervenção urbana é necessária para promover melhor fluxo na integração entre a capital paraense, Belém e Ananindeua, as duas cidades mais populosas do Pará.

O projeto foi desenvolvido pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) e a execução dos serviços será realizada por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística.

Para o titular da Seinfra, Adler Silveira, a intervenção urbanística vai ampliar a mobilidade em uma das principais rotas de ligação entre Belém e Ananindeua. “Essa é uma ação imediata para melhorar a mobilidade, garantindo maior fluidez aos usuários destas avenidas, reduzindo as interferências e ordenando o tráfego. O objetivo é melhorar a qualidade vida da população com menos tempo no trânsito”.

A decisão foi tomada após levantamento técnico do Departamento de Trânsito do Pará (Detran). O órgão estadual de trânsito diagnosticou que a rotatória chegou ao limite devido à quantidade de veículos que trafegam pela área, e ocorre para garantir um tráfego mais ágil e seguro para condutores e pedestres. 

No total, serão instalados seis semáforos com três tempos de movimento. Além disso, o projeto prevê a abertura de um retorno entre as duas torres de energia no sentido da avenida Mário Covas e Hélio Gueiros. O sistema conta ainda com faixas preferenciais à direita e tempo de travessia para pedestres, além de revitalização da sinalização horizontal e vertical para orientação.  

Leia também: