Região Metropolitana de Belém registra 38 tiroteios em junho

Mapeamento indica que, neste mês, houve 39 baleados. A capital, Belém,  registrou o maior número, com  24 baleados, aponta o Instituto Fogo Cruzado.

O Instituto Fogo Cruzado lançou nesta terça-feira (9) o relatório mensal da violência armada na região metropolitana de Belém do Pará. Em Junho de 2024 foram contabilizados 38 tiroteios com 39 pessoas baleadas, das quais 27 morreram e 12 ficaram feridas.

A coleta de dados foi realizada entre os dias 1º e 30 de junho de 2024.

O balanço mostra que dos 38 tiroteios, 18 culminaram com homicídios ou tentativas de  homicídios e 13 foram em ações policiais. Além disso, oito tentativas de roubo foram contabilizadas. 

Em junho houve redução de 34% no número de tiroteios, de 58 em maio para 38 em junho; o número de mortos também reduziu 23%, passando de 39 em maio para 27 em junho. J O número de baleados foi de 48 para 39, o que representa uma queda de 19%.Já o número de feridos aumentou 33%, saindo de nove, casos registrados em maio, para 12 em junho.

O Fogo Cruzado é um Instituto que usa tecnologia para produzir e divulgar dados abertos e colaborativos sobre violência armada, fortalecendo a democracia através da transformação social e da preservação da vida.

Com uma metodologia própria e inovadora, o laboratório de dados da instituição produz mais de 50 indicadores inéditos sobre violência nas regiões metropolitanas do Rio, do Recife, de Salvador e de Belém.

Leia também: