Rede municipal de saúde de Belém funcionará em regime especial durante feriado prolongado: saiba mais

A Sesma reforça que, em casos de urgência ou emergência, a população deve buscar os serviços de plantão ou acionar o Samu pelo número 192

Em razão das celebrações da Semana Santa e do feriado de Tiradentes, no dia 21 de abril, os serviços da rede municipal de saúde de Belém funcionarão em regime especial. A Prefeitura decretou ponto facultativo nesta quinta-feira (17), o que impacta diretamente o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

As UBSs estarão com as atividades suspensas a partir do dia 17 e retomam o funcionamento normal na terça-feira (22), das 8h às 17h, com serviços como vacinação, consultas médicas, atendimento de enfermagem e marcação de exames.

Atendimento especializado

A Casa Dia, unidade referência no atendimento a pessoas vivendo com HIV/Aids, funcionará nesta quinta-feira (17), das 7h às 12h, com atendimento médico e farmacêutico. As atividades normais também serão retomadas na terça-feira (22).

Serviços essenciais seguem ativos

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), o ponto facultativo não se aplica aos serviços essenciais, que permanecem operando normalmente durante o feriado prolongado. Estão entre eles:

  • Prontos-socorros Mário Pinotti (14 de Março) e Humberto Maradei (Guamá)
  • Hospital Geral de Mosqueiro
  • Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)
  • UBSs 24h localizadas em: Cotijuba, Icoaraci, Outeiro, Tapanã, Bengui, Jurunas, Carananduba e Baía do Sol
  • Central de Regulação de Leitos
  • Departamento de Vigilância em Saúde (Devs)
  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192)

Orientações à população

A Sesma reforça que, em casos de urgência ou emergência, a população deve buscar os serviços de plantão ou acionar o Samu pelo número 192. Para situações de menor gravidade ou atendimentos de rotina, a recomendação é aguardar a retomada das atividades das UBSs na terça-feira (22).

Leia também: