A Aena Brasil assinou um contrato com o Consórcio Nova Engevix & PowerChina para realizar a ampliação e modernização dos aeroportos administrados pela empresa no Pará: Santarém, Marabá, Altamira e Carajás. O início das obras está previsto para os próximos dias, com conclusão programada para junho de 2026. Durante o processo, cerca de 2 mil funcionários serão contratados para atuar nos quatro aeródromos.
Santarém
O Aeroporto de Santarém terá seu terminal de passageiros três vezes maior que o atual, passando de 1.300 m² para 4.400 m². A nova estrutura incluirá uma área pública ampliada, mais balcões de check-in, controle de segurança com novos raios-X, e dois espaços para a restituição de bagagens. Além disso, o pátio de estacionamento será reconfigurado para atender melhor as aeronaves.
Marabá
O Aeroporto de Marabá também passará por uma grande modernização, com o terminal de passageiros ampliado de 1.800 m² para 5.100 m². A sala de embarque terá mais espaço, e serão incluídos novos controles de segurança, com dois raios-X. A área pública será quase quatro vezes maior que a atual, e o pátio de estacionamento terá capacidade para quatro aeronaves tipo C. Além disso, será feita a revitalização do pavimento da pista e o aumento da via de pedestres.
Carajás
Em Carajás, o terminal de passageiros será ampliado de 800 m² para 4.000 m², uma expansão cinco vezes maior. A área pública terá um aumento significativo, sendo 14 vezes maior que a atual. A segurança será reforçada com novas áreas de fuga na pista e a instalação de novos sistemas, como o Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (PAPI). O estacionamento será ampliado e novos edifícios de apoio serão construídos.
Altamira
O Aeroporto de Altamira também terá seu terminal ampliado, de 1.200 m² para 2.900 m², o que garantirá um maior fluxo de passageiros e mais conforto para o embarque e desembarque. A segurança será reforçada com as novas áreas de fuga nas cabeceiras da pista, além da adequação da via de pedestres e da construção de novos edifícios de apoio. O pátio de estacionamento será ampliado, e a instalação do sistema PAPI também está prevista.
Essas melhorias visam não apenas ampliar a capacidade e a segurança dos aeroportos, mas também garantir a qualidade dos serviços para atender à crescente demanda de passageiros, impulsionando a economia local e a conectividade aérea da região.
Leia também:
Deixe um comentário