Uma pesquisa do DOXA revelou que cerca de 73,7% dos paraenses discorda medida do governo Trump que estabelece tarifa de 50% sobre importação de produtos dos Estados Unidos. O resultado da pesquisa foi divulgado nesta segunda-feira, 15, e o estudo foi feito por redes sociais e outras plataformas digitais, ouvindo mais de 1.200 entrevistados de 12 a 14 de julho.
Inicialmente, o instituto indagou se os entrevistados estavam cientes da recente decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de taxar em 50% os produtos
brasileiros. A pesquisa mostra que os paraenses têm conhecimento dessa medida: 99,0% responderam positivamente; e apenas 1,0% afirmou não ter ciência do fato.
Dentre os 73,7% dos paraenses que considera a taxação injusta, 47,4% destes entrevistados afirmaram que a medida foi feita em função da retaliação do Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Outros 30,5% acreditam que foi uma reação política à gestão do presidente Lula (PT). Já 21,1% afirmou que o motivo foi pressão econômica e protecionismo comercial.
Para 83,0% dos entrevistados, o anúncio da taxação de Donald Trump ao Brasil afetou a economia brasileira. Apenas 17,0% disse que não afetou.
Para 55,8% dos paraenses entrevistados, essa crise com os EUA afeta positivamente a popularidade de Lula no Brasil. Afeta negativamente para 29,5%. Mas, para outros 13,7% não vai fazer diferença.
Leia também:
Deixe um comentário