Projeto “Aconchego” beneficia bebês prematuros em Hospital de Marabá

A ação utiliza polvinhos de crochê, confeccionados por voluntários, cujos tentáculos simulam o contato com o cordão umbilical, proporcionando uma sensação reconfortante e segura aos bebês prematuros.

Foto Divulgação

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), localizado em Marabá, tem se destacado como referência no cuidado neonatal para recém-nascidos em estado grave.

O projeto “Aconchego” exemplifica o compromisso do HRSP em promover um ambiente acolhedor para os pacientes. A ação utiliza polvinhos de crochê, confeccionados por voluntários, cujos tentáculos simulam o contato com o cordão umbilical, proporcionando uma sensação reconfortante e segura aos bebês prematuros. Esse toque especial ajuda a acalmar os recém-nascidos, contribuindo para seu desenvolvimento e recuperação.

Os bebês em estado crítico são encaminhados para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, que possui nove leitos e uma equipe multiprofissional preparada para oferecer cuidados específicos. Beatriz Fernandes de Morais, mãe da pequena Maryana Fernandes, que esteve internada por 45 dias, ressalta a importância do apoio e acolhimento recebidos no hospital: “Além dos cuidados médicos essenciais, o apoio emocional que recebo aqui é incrível. Saber que não estou sozinha nessa jornada faz toda a diferença. Devemos receber alta essa semana, e estou feliz e grata pela dedicação e cuidado de todos.”

Foto Divulgação

As mães que permanecem ao lado de seus bebês na UTI Neonatal por períodos prolongados, às vezes de 30, 60 ou até 90 dias, também recebem atendimento humanizado. O diretor-executivo do hospital, Flávio Marconsini, destacou a importância de oferecer suporte às mães: “Disponibilizamos um espaço de convivência equipado com poltronas confortáveis, ambiente climatizado e televisão, localizado próximo aos leitos das crianças. Além disso, as mães têm acesso a apoio emocional e uma variedade de projetos institucionais que visam contribuir para o seu bem-estar durante a estadia.”

O Hospital Regional do Sudeste do Pará, pertencente ao Governo do Pará e gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), é uma referência para procedimentos de média e alta complexidade na região, garantindo cuidados especializados e humanizados para bebês prematuros e suas famílias. O projeto “Aconchego” é um exemplo do compromisso da unidade em proporcionar um cuidado integral e afetuoso, essencial para a recuperação e o bem-estar dos pequenos pacientes.

Leia também: