Chegou a hora do Batalhão da Estrela entrar em ação. Com o apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), o Arrastão do Pavulagem inicia a sua segunda fase de preparação para o arraial deste ano. Neste sábado, 25, começam os ensaios para os arrastões que serão realizados nos dias 16, 23 e 30 de junho e em 7 de julho.
Os ensaios seguem até o dia 13 de junho, todos os dias da semana. De segunda a sexta, das 19h às 21h, aos sábados, das 16h às 18h, e aos domingos, das 9h às 11h, sempre em frente ao Instituto Arraial do Pavulagem, no Boulevard da Gastronomia. Os encontros serão abertos ao público que, desde já, poderá curtir o clima de preparação com muita festa, música e animação.
“Uma das nossas missões é o compartilhamento de saberes e fazeres culturais, a valorização da cultura popular e sua difusão. É lindo ver o processo de construção dos nossos cortejos, que presenteia a cidade com essa iniciativa que fortalece a cultura amazônica e brasileira”, diz o presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, Ronaldo Silva.
O Batalhão da Estrela
Essa etapa da preparação para os arrastões é o momento quando os iniciantes, que fizeram as oficinas pela primeira vez, se unem aos brincantes que já participaram do arraial em edições anteriores. Juntos, eles formam o Batalhão da Estrela, grupo oficial que toca e faz performances durante os cortejos dos Arrastões do Pavulagem.
“No período das oficinas, o brincante iniciante aprende o ofício artístico. No período de ensaios, ele aprimora esse aprendizado junto com os mais experientes para fazer bonito nas ruas. O processo de integração acontece anualmente, aumentando o número de participantes ano, após ano”, explica Ronaldo.
Com o tema “Arraial do Saber”, a criação e produção do 37º Arrastão do Pavulagem é do Instituto Arraial do Pavulagem, com patrocínio da Equatorial Energia, realização da Prefeitura de Belém através da Fumbel, Lei Semear e governo do Pará.
Serviço:
Início dos ensaios do Arrastão do Pavulagem 2024
Data: 25 de maio
Horário: A partir de 16h
Local: em frente ao Instituto Arraial do Pavulagem (Boulevard da Gastronomia).
Leia também:
Deixe um comentário