Professores protestam por falta de pagamento de salário e merenda escolar, em Anapu: “e o dinheiro, prefeito?”; assista

Segundo o Sintepp, estudantes de cinco comunidades ribeirinhas não estão frequentando as aulas há um mês por falta de transporte escolar

Um grupo de professores, alunos e servidores de escolas municipais de Anapu, no sudoeste do Pará, realizaram um protesto, na manhã de hoje (21), no centro da cidade.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) do município não estaria realizando o pagamento dos servidores, nem abastecendo o estoque de merenda escolar dos alunos. Outro problema apontado é a falta de investimentos no transporte escolar dos estudantes. Como resultado, centenas de alunos, que vivem em cinco comunidades, não estariam conseguindo ir à escola por falta de frota de ônibus.

Os manifestantes tomaram conta de uma das principais vias da cidade, cobrando melhorias da Prefeitura de Anapu. Assista:

No depoimento, algumas merendeiras afirmam que acumulam cargos de limpeza porque não há pessoal contratado para a função. Isso teria causado problemas de saúde em várias servidores, que não estariam recebendo adicionais pelo acúmulo. 

O protesto foi pacífico e acompanhado por viaturas da Polícia Militar, que não interviram no ato. O tráfego da via foi liberado no final da manhã. A equipe do Estado do Pará Online solicitou posicionamento à Prefeitura de Anapu, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e aguarda retorno.

Leia também: