Professores da Rede Estadual anunciam greve a partir do dia 23 de janeiro

Entre as principais reivindicações da categoria está a revogação imediata da Lei 10.820/2024, que, segundo os servidores, "destrói o Estatuto do Magistério e outros direitos historicamente conquistados".

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação Pública do Estado do Pará (SINTEPP) anunciou, por meio de suas redes sociais, que a greve na rede estadual de ensino foi aprovada por unanimidade em assembleia geral realizada nesta quinta-feira (16). A paralisação está marcada para iniciar no dia 23 de janeiro.

Entre as principais reivindicações da categoria está a revogação imediata da Lei 10.820/2024, que, segundo os servidores, “destrói o Estatuto do Magistério e outros direitos historicamente conquistados”.

A possibilidade de greve já havia sido sinalizada em 18 de dezembro pela vereadora Silvia Letícia, durante uma manifestação de servidores na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) durante a votação da lei. Na ocasião, houve conflito entre policiais e manifestantes, que terminou com vários professores feridos.

Através de nota a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) informou que o SINTEPP ainda não notificou a secretaria sobre a greve. Também que a Seduc ressalta que o Governo do Estado do Pará paga o melhor salário médio do país ao professor e mesmo assim a categoria decidiu entrar em greve.

Leia também: