O Instituto DOXA publicou sua primeira pesquisa oficial registrada no T.R.E sobre a corrida eleitoral no município de Rurópolis. A pesquisa mostra um cenário acirrado entre Zé Filho (PP) e Patrícia Cavichioli (Avante). Zé Filho vem com 34,4% e Patrícia, 32,6% de preferência popular. A terceira posição é ocupada pelo vice-prefeito, Neném da Serraria (MDB), que aparece com 12,8% das intenções de voto.
A pesquisa está registrada no T.R.E sob o nº PA-01009/2024 e foi realizada no período de 15 a 18 de março de 2024 em todos os bairros da cidade e nas comunidades da zona rural. A amostra foi de 400 eleitores, tendo uma margem de erro de 4.9% para mais ou para menos dos resultados obtidos na pesquisa.
Espontânea: jogo aberto na corrida eleitoral
Na questão espontânea, em que não se mostra os nomes de pré-candidatos, a pesquisa detectou que é muito grande, ainda, o número de eleitores flutuantes, isto é, que não sabem em quem votar ou que pretendem anular o voto. Esses eleitores flutuantes chegam a somar 73,3%. No entanto, os números já mostram o processo de polarização entre duas pré-candidaturas: Zé Filho que aparece com 12,6%; Patricia Cavichioli vem com 8,7%. O vice-prefeito está com 3,7% das intenções de voto. O prefeito Taká, que não pode mais se candidatar, vem com 1,0% e Adailton, 0,7%.
Estimulada: Patrícia e Zé Filho empatados tecnicamente
Quando se estimula os possíveis nomes para a prefeitura da cidade, Zé Filho e Patrícia Cavichioli ficam empatados tecnicamente: Zé Filho, 34,4% e Patrícia, 32,6%, O vice-prefeito, Neném da Serraria, fica com 12,8%. Os indecisos e aqueles que pretendem votar em branco ou anular o voto somam 20,2%.
Em quem não votaria para prefeito de Rurópolis
Quando se trata de rejeição, a pesquisa detectou um índice muito alto de eleitores que não rejeitam nenhum dos pré-candidatos a prefeito de Rurópolis. Neném da Serraria e Zé Filho ficam com rejeição de 7,0%, cada. Patrícia fica com uma rejeição de 6,3%. Outros 9,7% não se manifestaram.
Aprovação e desaprovação do governo Taká
O governo do prefeito Taká é aprovado por 73,0% dos eleitores de Rurópolis; enquanto sua desaprovação chega a 22,3%. Outros 4,7% não se manifestaram.
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral. Já a margem de erro estimada é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Leia também:
Deixe um comentário