Em uma ação de combate aos crimes ambientais realizada nesta sexta-feira (26) no Pará, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 42 metros cúbicos de madeira serrada e resgatou duas aves silvestres que estavam sendo transportadas ilegalmente.
No quilômetro 205 da BR-222, em Bom Jesus do Tocantins, os policiais abordaram um caminhão carregado com a madeira serrada. Após inspeção da carga, constatou-se que o motorista não possuía a documentação necessária para comprovar a legalidade do transporte da madeira.
Em uma segunda abordagem, cerca de três horas depois, no quilômetro 296 da BR-230, em Marabá, os policiais interceptaram uma motocicleta. O condutor e um passageiro estavam transportando ilegalmente duas aves da espécie curió (Oryzoborus angolensis), uma espécie anteriormente ameaçada de extinção. Durante os procedimentos de fiscalização, os indivíduos não apresentaram documentos que comprovassem a legalidade do transporte das aves.
É importante ressaltar que tanto a criação doméstica quanto a comercialização desses pássaros sem autorização do IBAMA são consideradas crimes ambientais.
Tanto a madeira quanto as aves foram entregues ao órgão ambiental competente. Os envolvidos assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer em juízo quando solicitados, em virtude de possível crime ambiental.
Leia também:
Deixe um comentário