Prefeitura de Santarém participa de audiência emergencial para tratar sobre os efeitos da fumaça na região

O evento reuniu Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Civil, Polícia Militar, além de representantes da sociedade civil e instituições acadêmicas

Cibele Pixinine/Ascom Semma. Representantes de diversos órgãos se reuniram para tratar da fumaça

Na última quinta-feira (29), a Prefeitura Municipal de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), participou de audiência pública na Câmara dos Vereadores do município para discutir os efeitos da fumaça na região. 

O evento, convocado em caráter de urgência, reuniu Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Civil, Polícia Militar, além de representantes da sociedade civil e instituições acadêmicas para tratar sobre a saúde da população e dos danos ao meio ambiente. 

Problemas respiratórios, sobretudo entre crianças e idosos tiveram um aumento significativo em decorrência da densa fumaça. Já no meio ambiente, os efeitos dos incêndios incluem a degradação do ecossistema local e da biodiversidade. 

O médico Erik Jennings, reconhecido por seu trabalho na região, publicou um vídeo no YouTube alertando sobre os riscos dessa poluição atmosférica para a saúde. Entre os principais perigos apontados estão doenças respiratórias, agravamento de condições como asma e bronquite, e efeitos negativos em crianças, idosos e pessoas com problemas pulmonares pré-existentes.

Por meio do Decreto nº 698/2024, o titular da secretaria de Meio Ambiente, José Paiva, citou a declaração de situação de emergência ambiental no município e apresentou as ações da prefeitura no combate aos focos de incêndio.

“Estamos emitindo boletins de informações meteorológicas, intensificando a fiscalização de denúncias e em áreas críticas e trabalhando em parceria com outros órgãos para garantir a efetividade das ações”, afirmou o secretário.  

O secretário destacou também a realização de campanhas de conscientização para orientar a população sobre os riscos das queimadas.

Marcha pelo Clima

Na próxima segunda-feira (2), as ruas de Santarém (PA) serão palco da Marcha pelo Clima, um movimento organizado por ambientalistas, coletivos sociais e moradores da cidade. A manifestação visa protestar contra o aumento das queimadas e a crescente poluição do ar que vêm afetando a região.

Com informações de Portal Santarém

Leia também: