A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), anunciou nesta segunda-feira (3) um cronograma de pagamento do adicional financeiro para os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE). O acordo foi firmado durante reunião entre a gestão municipal e representantes das três entidades que representam a categoria.
No encontro, que contou com a participação do secretário municipal de saúde, Rômulo Nina, e membros do Conselho Municipal de Saúde, ficou definido que 42% do valor devido aos agentes será pago até o dia 13 de fevereiro. O restante será quitado em três parcelas nos meses de março, abril e maio.
A Prefeitura de Belém ressaltou, em nota, que mantém diálogo aberto com os representantes da categoria para tratar do assunto e reforçou o compromisso de garantir o pagamento do adicional financeiro.
O anúncio ocorre após um protesto realizado pelos agentes de saúde em frente à sede da Sesma, na Avenida José Bonifácio, em Belém. A manifestação, que causou lentidão no trânsito, foi motivada pela reivindicação do pagamento do abono salarial, que, segundo a atual gestão do prefeito Igor Normando (MDB), não havia sido previsto no orçamento pela administração anterior.
Por outro lado, a gestão anterior, de Edmilson Rodrigues (PSOL), contesta essa alegação, afirmando que a Câmara Municipal autorizou o atual prefeito a remanejar até 50% do orçamento, o que tornaria possível o pagamento do abono sem a necessidade de previsão na Lei Orçamentária Anual.
A Prefeitura de Belém reafirmou seu compromisso em buscar soluções para garantir o pagamento e atender à demanda dos agentes de saúde.
Leia também:
Deixe um comentário