A Guarda Municipal de Belém começará a aplicar multas, a partir de agosto, contra o descarte irregular de lixo e entulho nas ruas da capital. O anúncio foi feito neste sábado (28) pelo prefeito Igor Normando (MDB), que afirmou que o novo Batalhão de Ordem Pública atuará diretamente na repressão a infrações ambientais e urbanísticas, como parte da política de reordenamento da cidade. A medida marca uma nova fase do programa “Belém em Ordem”, que agora volta suas atenções à guerra contra o lixo.
Embora a ação represente uma mudança de foco, ela ocorre após a série de blitz de trânsito realizadas nos últimos meses, que geraram polêmica por conta da quantidade de veículos apreendidos e denúncias de abordagens excessivas.
Durante entrevista exclusiva ao jornal O Liberal, o prefeito avaliou seus primeiros seis meses de mandato e afirmou que está disposto a tomar “medidas impopulares” para reorganizar Belém. Ele responsabilizou tanto a má atuação da empresa de coleta quanto a falta de conscientização da população pelo problema crônico da sujeira nas ruas, e destacou que o município está pagando em dia a prestadora de serviços.
Além da fiscalização, a prefeitura promete lançar uma força-tarefa de zeladoria, com ações como tapa-buracos, manutenção de praças e reforma de unidades de saúde. “Não vamos mais tolerar esse tipo de ação. Quem jogar lixo fora do horário ou deixar entulho na porta de casa será multado”, garantiu o prefeito, ao declarar que o ano de 2025 é dedicado a “arrumar a casa” antes dos investimentos previstos para os próximos anos.
Leia também:
Deixe um comentário