Prefeitura de Barcarena desmente notícias de suposto surto de Mpox no município

Comunicado foi feito após veiculação de matérias que apontaram registros da doença na cidade; Sespa apontou 19 casos em Belém, Ananindeua e Marituba

A Prefeitura de Barcarena emitiu nota em que desmentiu notícias de suposto surto de Mpox, conhecida como varíola dos macacos, na cidade, nesta segunda-feira, 28.

Segundo o prefeito Renato Ogawa (PP), o comunicado foi feito por conta de matérias que apontavam para registros da doença em Barcarena. 

“Vídeos e mensagens que estão sendo compartilhados nas redes sociais utilizaram informações antigas e fora de contexto, sem qualquer respaldo em fontes oficiais”, disse o texto. “Reforçamos que a circulação de informações falsas prejudica o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) de Barcarena.”

19 casos registrados no Pará

Na tarde desta segunda-feira, 28, em coletiva de imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) e a Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) negaram a existência de surto da doença na capital e em todo o Estado. 

Segundo a Sespa, até 23 de abril deste ano, a secretaria registrou 19 casos da doença, sendo 14 em Belém, 3 em Ananindeua e 1 em Marituba, além de duas mortes em decorrência da infecção. 

Leia também: