O Prefeito de Belém, Igor Normando, anunciou, na manhã desta terça-feira (18), a criação do programa Belém Animal, que visa reestruturar o Hospital Veterinário Municipal Dr. Vahia e Centro de Controle de Zoonoses.
Segundo o prefeito, a iniciativa marca mais um passo importante na luta pela defesa da causa animal, em Belém. O anúncio foi dado em uma coletiva de imprensa dada no Hospital Veterinário Municipal Dr. Vahia, no bairro do Tapanã, onde o programa fará ampliar a capacidade de atendimento da instituição, que hoje está abaixo do ideal devido à falta de estrutura e equipamentos essenciais. Com a estruturação, a unidade de saúde fará ações de castração, vacinação e consultas nos distritos administrativos de Belém, beneficiando também animais das ilhas e do centro urbano. Assista:
O Prefeito de Belém, Igor Normando, anunciou, na manhã desta terça-feira (18), a criação do programa Belém Animal, que visa reestruturar o Hospital Veterinário Municipal Dr. Vahia e Centro de Controle de Zoonoses. pic.twitter.com/ZStlYZfJ06
— Portal Estado do Pará Online (@Estadopaonline) March 18, 2025
Atendimento para todas as classes
Na coletiva, o prefeito Igor disse que o Belém Animal inova no atendimento a animais em situação de vulnerabilidade, garantindo que, mesmo as famílias de baixa renda, tenham acesso aos serviços veterinários com qualidade. Hoje, o Hospital Veterinário Municipal Dr. Vahia realiza cerca de 120 atendimentos diários mas, se estivesse funcionando com qualidade, poderia atender até 200 animais todos os dias. Alguns equipamentos, como máquinas de raio-x, estão inoperantes desde o ano passado, e o setor de exames não funciona porque não há um aparelho de hematologia.
Em janeiro deste ano, a Câmara Municipal de Belém aprovou a Lei Nº 10.126, que assegura o direito ao fornecimento de alimento e água para animais domésticos em situação de rua, incluindo cães e gatos comunitários.
Leia também:
Deixe um comentário