Eleitores que ainda não cadastraram sua biometria têm até esta segunda-feira (8) para regularizar sua situação eleitoral através dos serviços online. Após esse prazo, a regularização estará disponível apenas nos cartórios eleitorais, com término previsto para o dia 8 de maio, permitindo o voto nas eleições municipais de 2024.
A Justiça Eleitoral enfatiza que os eleitores que já realizaram o cadastramento biométrico podem continuar utilizando os serviços online, podendo verificar sua situação cadastral no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No Pará, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA), 809.698 eleitores ainda se encontram irregulares, com títulos suspensos ou cancelados. Entre janeiro e abril deste ano, 73.405 novos eleitores, com idades entre 16 e 18 anos, foram cadastrados no estado.
Além da regularização da biometria, o dia 8 de maio também marca o prazo limite para solicitar transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais, com os serviços ficando indisponíveis após essa data.
Para aqueles que estão tirando o primeiro título eleitoral, será necessário comparecer a um cartório eleitoral para a coleta da biometria, que é gratuita. Esse cadastro visa prevenir fraudes eleitorais, como o voto em nome de outra pessoa, além de identificar registros duplicados.
A Justiça Eleitoral alerta que é imprescindível anexar os documentos exigidos para garantir a emissão do título e a regularização eleitoral, não se limitando apenas ao pedido pela internet.
Serviço
Os cartórios eleitorais e postos de atendimento estão operando com horário estendido até às 14h, a partir de 15 de abril esse horário será ampliado até às 16h. Nos dias 4 e 5 de maio, todas as unidades de atendimento no Pará estarão abertas das 8h às 12h. De 6 a 8 de maio, data do fechamento do cadastro eleitoral, o horário de atendimento será até às 17h.
Para facilitar o acesso ao atendimento, o TRE do Pará informou que disponibilizará outros locais, como a Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), na avenida Augusto Montenegro, a partir de 29 de abril, onde serão instalados 60 guichês para atendimento.
Leia também:
Deixe um comentário