Policiais militares salvam bebê de 10 meses em Ulianópolis

Ao perceberem que o bebê estava desfalecido e com o semblante roxo, o soldado realizou imediatamente a manobra de Heimlich.

Policiais do 51° Batalhão de Polícia Militar (51° BPM) salvaram um bebê de 10 meses que estava asfixiado na madrugada desta terça-feira (18), em Ulianópolis, no sudeste do Pará. A ação heroica foi realizada pelos soldados Dias e Vinícius, que estavam em patrulhamento preventivo no bairro central da cidade quando foram acionados pelos pais da criança, na Avenida Presidente Vargas, próximo a um posto de combustível.

Ao perceberem que o bebê estava desfalecido e com o semblante roxo, o soldado Dias realizou imediatamente a manobra de Heimlich, técnica utilizada para desobstruir as vias aéreas. Com a pressão abdominal aplicada pelo militar, a criança expeliu um inseto semelhante a um besouro e voltou a respirar normalmente.

Por precaução, a equipe da PM conduziu a mãe e o bebê ao Hospital Municipal de Ulianópolis, onde ambos receberam atendimento médico.

Treinamento e capacitação que salvam vidas

A Polícia Militar do Pará tem investido na capacitação de seus agentes para além da segurança pública. Nos últimos anos, foram incluídos nos Cursos de Formação de Praças (CFP) e de Formação de Oficiais (CFO) treinamentos em Atendimento Pré-Hospitalar, garantindo que os policiais estejam preparados para agir em emergências médicas.

A rápida ação dos militares reforça a importância do treinamento contínuo e destaca o papel da PM na preservação de vidas, demonstrando que a corporação vai além do combate ao crime, atuando também em situações de socorro e resgate.

Leia também: