A Polícia Federal (PF) realizou neste sábado (24) ações de fiscalização da segurança privada em três grandes eventos realizados no complexo do Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, e no Ginásio Mangueirinho, em Belém. A operação teve como foco o cumprimento das normas do novo Estatuto de Segurança Privada, em vigor desde 2024.
A primeira vistoria ocorreu durante o 47º Congresso Estadual de Mulheres da Igreja Quadrangular, que reuniu cerca de 20 mil pessoas no ginásio Mangueirinho. Essa foi a primeira fiscalização da PF em um evento religioso de grande porte após a publicação da nova legislação federal.
Na sequência, os agentes federais inspecionaram os serviços de segurança contratados para o jogo entre Remo e Volta Redonda, válido pela Série C do Campeonato Brasileiro, realizado no estádio do Mangueirão. Após a partida, a fiscalização se estendeu ao Amazon Music Festival, evento musical que ocorreu no estacionamento do estádio.



Fiscalização integrada e foco na legalidade
As ações fazem parte de um trabalho permanente de orientação e fiscalização da PF em eventos de grande público. Nos últimos dois meses, a Polícia Federal promoveu encontros com lideranças religiosas, representantes de igrejas evangélicas e da Arquidiocese de Belém, além de integrantes da Polícia Militar, Segup, Seel e Corpo de Bombeiros. O objetivo foi esclarecer as exigências legais para segurança privada em eventos com grande concentração de público.
Também foram realizadas reuniões com produtores e empresários do setor de entretenimento, a fim de reforçar a obrigatoriedade de contratação de empresas de segurança credenciadas junto à PF, com projetos de segurança previamente aprovados, conforme as diretrizes nacionais.
Rumo à COP30
A intensificação da fiscalização da segurança privada ganha ainda mais importância com a proximidade da Conferência do Clima da ONU (COP30), que será realizada em Belém em 2025. O evento internacional demandará altos padrões de organização e segurança, especialmente para garantir a proteção de autoridades e participantes de diversos países.
A Polícia Federal reforça que continuará atuando de forma educativa e preventiva para garantir que as normas de segurança privada sejam cumpridas em todos os grandes eventos realizados na capital paraense.
Leia também:
Deixe um comentário