A Polícia Civil do Pará prendeu, nesta quinta-feira (14), cinco mulheres suspeitas de aplicar um golpe de R$ 158 mil em um idoso espanhol. O crime foi articulado por meio de um site de acompanhantes, onde as investigadas usavam perfis com fotos falsas para atrair a vítima e marcar encontros que nunca ocorreram.
As prisões foram realizadas por equipes da Seccional da Cremação e da Divisão de Investigação e Operações Especiais (DIOE) durante a Operação “Fake Love”. Segundo as investigações, o idoso foi induzido a realizar transferências financeiras ao longo de dois meses, com a promessa de conhecer uma das mulheres. Ele chegou a viajar para Belém, mas foi constantemente enganado pela líder do grupo, que utilizava imagens de outras mulheres para dar credibilidade ao golpe.
“A líder criava os perfis falsos e se apresentava como intermediária dos encontros. Ela conseguiu manipular a vítima, que, mesmo na Espanha, transferiu altas quantias de dinheiro acreditando que teria um encontro presencial”, explicou Walter Resende, delegado-geral da Polícia Civil do Pará.
Após identificar todas as envolvidas, a Polícia Civil solicitou e cumpriu os mandados de prisão preventiva. De acordo com o delegado Marco Duarte, titular da Seccional da Cremação, a líder do esquema compartilhava o dinheiro com as demais integrantes, o que configura também o crime de associação criminosa.
As cinco mulheres foram autuadas por estelionato qualificado e associação criminosa. Após a formalização dos procedimentos legais, elas permanecem à disposição da Justiça.
Leia também:
Deixe um comentário