A Polícia Civil do Pará realizou, nesta sexta-feira (4), a operação “Perfil Falso”, que resultou no cumprimento de seis mandados judiciais. Os mandados incluíram um de prisão preventiva, dois de prisão temporária e três de busca e apreensão, em locais de Belém e Castanhal.
Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara de Inquéritos Policiais e Medidas Cautelares de Belém, com o objetivo de investigar suspeitos envolvidos em crimes de falsa identidade e estelionato qualificado por fraude eletrônica. As investigações começaram após o registro de dois boletins de ocorrência, que levaram ao cumprimento das ordens judiciais.
Os criminosos criaram perfis falsos de autoridades públicas nas redes sociais para realizar golpes financeiros contra as vítimas. O prejuízo total ultrapassa R$ 30 mil. Além disso, foi identificado que os investigados abriam contas bancárias em bancos digitais em nome das vítimas com intenções fraudulentas.
As prisões ocorreram durante a manhã, quando os suspeitos foram localizados e detidos. A operação contou com a colaboração de várias equipes, incluindo a DCCCDI, outras divisões da DECCC, a Superintendência Regional do Guamá e a Seccional de Castanhal. Os presos foram encaminhados para uma unidade especializada para os procedimentos legais e permanecem à disposição da Justiça.
A Polícia Civil do Pará alerta a população sobre a importância de verificar regularmente se existem contas bancárias desconhecidas abertas em seus nomes. Isso pode ser feito através do Sistema Registrato, do Banco Central, acessando a conta gov.br.
Leia também:
Deixe um comentário