PF prende dois homens por extração ilegal de areia em Rio Maria, no Pará

A atividade ilegal também provocou impactos ambientais, como acúmulo de sedimentos e assoreamento do rio, com a formação de bancos de areia

Créditos: reprodução

A Polícia Federal prendeu em flagrante, na manhã desta terça-feira (25), dois homens suspeitos de extração ilegal de areia no município de Rio Maria, no sul do Pará. A ação ocorreu no âmbito da operação Rio de Areia, deflagrada após denúncia recebida pela Delegacia da PF em Redenção.

As investigações confirmaram a retirada irregular do minério sem autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM), além do desmatamento na região. A atividade ilegal também provocou impactos ambientais, como acúmulo de sedimentos e assoreamento do rio, com a formação de bancos de areia.

Apreensões e crimes ambientais

No momento da abordagem, os suspeitos operavam uma escavadeira hidráulica e um caminhão caçamba, ambos apreendidos pela PF, junto com os celulares dos envolvidos.

Os detidos foram autuados com base na Lei de Crimes Ambientais e na Lei dos Crimes contra a Ordem Econômica e encaminhados ao Presídio de Redenção. A investigação segue em andamento para identificar outros possíveis envolvidos e dimensionar os danos causados pela atividade ilegal.

Leia também: