A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (4), uma nova fase da Operação Serra Dourada para ampliar o combate ao garimpo ilegal, aos crimes ambientais e à lavagem de dinheiro no município de Rio Maria, no sudeste do Pará. A ação reforça o monitoramento da extração clandestina de ouro na região e mira responsáveis pelo esquema.
As investigações começaram após a identificação de um garimpo irregular em área rural do município, onde equipes encontraram uso de mercúrio e falta de proteção ambiental em uma cachoeira que deságua no Rio Maria. A primeira etapa da operação, em abril de 2024, resultou na interrupção das atividades e na apreensão de máquinas utilizadas na extração.
Nesta fase, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Criminal de Belém. Os investigados são suspeitos de explorar área pertencente à União entre 2023 e 2024 e de comercializar ilegalmente o ouro extraído, além de movimentar valores para ocultar a origem criminosa.
Os crimes apurados incluem usurpação de bens da União, crimes ambientais, lavagem de dinheiro e associação criminosa. A PF estima impactos socioambientais superiores a R$ 8,9 milhões, além de riscos à saúde pelo uso de mercúrio no processo de separação do minério.
Leia também:












Deixe um comentário