PC deflagra Operação Anhanga contra desmatamento e queimadas em Tailândia

A polícia também instaurou um inquérito para investigar o mandante do crime, que visava a comercialização ilegal das toras

A Polícia Civil do Pará, por meio da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), realizou, nos dias 9 e 10 de outubro, a Operação Anhanga, voltada ao combate de desmatamento ilegal e queimadas na região do Lago de Tucuruí, no município de Tailândia, nordeste do estado. A operação utilizou a plataforma “BRASIL MAIS” para monitorar as atividades ambientais, com foco em áreas de risco.

No primeiro dia da operação, os agentes da Demapa verificaram um alerta de desmatamento seletivo por meio da plataforma, que identificou uma área de 23 hectares afetada. Ao se deslocarem até o local monitorado, os policiais percorreram cerca de 3 km dentro da floresta e encontraram várias toras de madeira, além de dois homens flagrados realizando extração ilegal de madeira.

Eles foram detidos e conduzidos à delegacia de Tailândia, onde assinaram um Termo de Compromisso para comparecer à Justiça. A polícia também instaurou um inquérito para investigar o mandante do crime, que visava a comercialização ilegal das toras.

No dia seguinte, a equipe da Demapa verificou outro alerta, desta vez sobre queimadas registradas em 22 de setembro, em uma área de 796 hectares no Ramal do Seringa. No local, foi confirmada a destruição por fogo, com focos de incêndio ainda ativos.

O proprietário do terreno afirmou não ter conhecimento das queimadas, alegando uso da área para pastagem. No entanto, a polícia segue investigando a veracidade dessa versão. A perícia ambiental foi acionada para determinar se o incêndio foi causado intencionalmente, o que poderá acarretar em responsabilização criminal do proprietário e outros envolvidos.

A Operação Anhanga faz parte de uma série de ações da Polícia Civil para combater atividades ilegais na região, como desmatamento e queimadas. A iniciativa também está alinhada com a aplicação do Decreto nº 4151/2024, que proíbe o uso de fogo em áreas rurais no Pará. As investigações seguem em andamento, com o objetivo de identificar todos os responsáveis pelos crimes ambientais e pela exploração ilegal de madeira.

Leia também: