Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the popup-builder domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u457239018/domains/estadodoparaonline.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the uael domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u457239018/domains/estadodoparaonline.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio pixwell foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/u457239018/domains/estadodoparaonline.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Parceria entre Prefeitura de Belém e Unicef promove certificação de 80 escolas e unidades de saúde - Estado do Pará Online

Parceria entre Prefeitura de Belém e Unicef promove certificação de 80 escolas e unidades de saúde

O programa tem como objetivo qualificar o atendimento intersetorial voltado a crianças de até seis anos, promovendo seu desenvolvimento integral.

Foto: Ascom Semec

A Prefeitura Municipal de Belém, através da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realiza nesta quarta-feira (11), às 14h, na Faculdade Estácio, a certificação das Unidades Amigas da Primeira Infância (Uapi) 2024. O programa tem como objetivo qualificar o atendimento intersetorial voltado a crianças de até seis anos, promovendo seu desenvolvimento integral.

Em Belém, participam do programa 80 escolas, 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e quatro Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). No primeiro ciclo do programa (2022/2023), das 20 escolas inscritas, 12 receberam a certificação.

O programa Uapi é uma estratégia do Unicef em colaboração com a Prefeitura de Belém para integrar as políticas de educação, saúde e assistência social, assegurando atendimento de qualidade às crianças na primeira infância.

“A meta é fortalecer as políticas públicas intersetoriais e, como consequência, conquistar o reconhecimento do Comitê Científico com a certificação das unidades como Amigas da Primeira Infância”, explicou Nilcilene Dias, coordenadora da Educação Infantil da Semec.

Formação e acompanhamento

Ao longo de 12 meses, os servidores das secretarias municipais de Educação (Semec), Saúde (Sesma) e da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) participam de formações sobre metodologia, diretrizes e indicadores do programa. O treinamento é conduzido por profissionais do Unicef e das secretarias municipais, com o acompanhamento de um Comitê Científico composto por pesquisadores de universidades e conselhos profissionais.

As unidades que cumprem os requisitos e passam pela avaliação do comitê recebem a certificação de Unidade Amiga da Primeira Infância.

No ciclo anterior, as seguintes escolas foram certificadas com o selo Uapi:

  • Escola Municipal de Educação Infantil Lúcia Soares Castro
  • Escola Professora Lúcia Raimunda Guerreiro
  • Escola Nosso Lar
  • Escola Pratinha
  • Escola Professora Angélica dos Santos Paiva
  • Escola Venuzina Marinho de Souza
  • Escola Jaime da Costa Teixeira
  • Escola Erê
  • Escola Luzmarina de Melo Muniz
  • Anexo Santo Antônio (Cotijuba)
  • Escola Municipal de Educação do Campo (EMEC) Milton Monte (Cotijuba)

A adesão ao programa ocorreu em 2022, com a participação inicial de 20 unidades educativas, 13 unidades de saúde e uma unidade de assistência social. Segundo a secretária municipal de Educação, Araceli Lemos, o programa é essencial para consolidar atendimentos integrados e garantir uma primeira infância mais saudável e promissora. “É uma estratégia fundamental para assegurar políticas públicas eficientes e de qualidade em benefício das nossas crianças”, destacou.

Leia também: