A Prefeitura Municipal de Belém, através da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realiza nesta quarta-feira (11), às 14h, na Faculdade Estácio, a certificação das Unidades Amigas da Primeira Infância (Uapi) 2024. O programa tem como objetivo qualificar o atendimento intersetorial voltado a crianças de até seis anos, promovendo seu desenvolvimento integral.
Em Belém, participam do programa 80 escolas, 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e quatro Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). No primeiro ciclo do programa (2022/2023), das 20 escolas inscritas, 12 receberam a certificação.
O programa Uapi é uma estratégia do Unicef em colaboração com a Prefeitura de Belém para integrar as políticas de educação, saúde e assistência social, assegurando atendimento de qualidade às crianças na primeira infância.
“A meta é fortalecer as políticas públicas intersetoriais e, como consequência, conquistar o reconhecimento do Comitê Científico com a certificação das unidades como Amigas da Primeira Infância”, explicou Nilcilene Dias, coordenadora da Educação Infantil da Semec.
Formação e acompanhamento
Ao longo de 12 meses, os servidores das secretarias municipais de Educação (Semec), Saúde (Sesma) e da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) participam de formações sobre metodologia, diretrizes e indicadores do programa. O treinamento é conduzido por profissionais do Unicef e das secretarias municipais, com o acompanhamento de um Comitê Científico composto por pesquisadores de universidades e conselhos profissionais.
As unidades que cumprem os requisitos e passam pela avaliação do comitê recebem a certificação de Unidade Amiga da Primeira Infância.
No ciclo anterior, as seguintes escolas foram certificadas com o selo Uapi:
- Escola Municipal de Educação Infantil Lúcia Soares Castro
- Escola Professora Lúcia Raimunda Guerreiro
- Escola Nosso Lar
- Escola Pratinha
- Escola Professora Angélica dos Santos Paiva
- Escola Venuzina Marinho de Souza
- Escola Jaime da Costa Teixeira
- Escola Erê
- Escola Luzmarina de Melo Muniz
- Anexo Santo Antônio (Cotijuba)
- Escola Municipal de Educação do Campo (EMEC) Milton Monte (Cotijuba)
A adesão ao programa ocorreu em 2022, com a participação inicial de 20 unidades educativas, 13 unidades de saúde e uma unidade de assistência social. Segundo a secretária municipal de Educação, Araceli Lemos, o programa é essencial para consolidar atendimentos integrados e garantir uma primeira infância mais saudável e promissora. “É uma estratégia fundamental para assegurar políticas públicas eficientes e de qualidade em benefício das nossas crianças”, destacou.
Leia também:
Deixe um comentário