Paraná Pesquisas: Daniel Santos aparece à frente de Hana Ghassan na corrida pelo Governo do Pará - Estado do Pará Online

Paraná Pesquisas: Daniel Santos aparece à frente de Hana Ghassan na corrida pelo Governo do Pará

Prefeito de Ananindeua cresce nas intenções de voto e aparece à frente nos cenários estimulado e de segundo turno.

Pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas no Estado do Pará indica que o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel (PSB), lidera a disputa pelo governo estadual nas eleições de 2026. O levantamento foi divulgado no dia 17 de dezembro e ouviu 1.505 eleitores em 60 municípios paraenses, entre os dias 12 e 15 de dezembro de 2025. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

No cenário espontâneo, em que os entrevistados citam livremente seus candidatos, Dr. Daniel aparece com 12,2% das intenções de voto, tecnicamente empatado com o governador Helder Barbalho (MDB), que também registra 12,2%. O dado que chama atenção é o alto índice de indecisos: 60,5% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não responder.

Já no cenário estimulado, quando os nomes dos possíveis candidatos são apresentados, Dr. Daniel amplia a vantagem e alcança 30,4% das intenções de voto. Em seguida aparecem a vice-governadora Hana Ghasan (MDB), com 21,1%, e o deputado federal Éder Mauro (PL), com 19,3%. O ex-governador Simão Jatene, sem partido, soma 7,7%, enquanto o ex-senador Paulo Rocha (PT) aparece com 5,0%. A vereadora Marinor Brito (PSOL) registra 1,8%.

A comparação com levantamentos anteriores do Paraná Pesquisas ao longo de 2025 mostra crescimento consistente do prefeito de Ananindeua. Em outubro, Dr. Daniel tinha 26,0% das intenções de voto no cenário estimulado, índice que subiu para 30,4% em dezembro. No mesmo período, Éder Mauro apresentou retração.

A pesquisa também simulou um eventual segundo turno entre Dr. Daniel e Hana Ghasan. Nesse cenário, o prefeito venceria com 49,1% das intenções de voto, contra 33,2% da vice-governadora. Brancos, nulos e indecisos somam 17,8%.

Os números indicam que, a pouco mais de um ano das eleições de 2026, o cenário para o governo do Pará começa a se consolidar, com Dr. Daniel na dianteira da disputa, embora o alto percentual de eleitores indecisos ainda aponte espaço para mudanças ao longo do processo eleitoral.

Leia também: