Pará vai construir 10 novas escolas para indígenas

Os povos indígenas Tembé, Parkatêjê, Akrãtikatêjê, Parakanã, Munduruku, Kayapó, Wai Wai e Borari serão beneficiados com as novas escolas.

O governador Helder Barbalho (MDB) anunciou, durante a abertura da 1ª Semana dos Povos Indígenas do Pará, na noite desta sexta-feira (19), que o Governo do Estado vai construir 10 escolas e reconstruir uma no Estado. Os povos indígenas Tembé, Parkatêjê, Akrãtikatêjê, Parakanã, Munduruku, Kayapó, Wai Wai e Borari serão beneficiados com as novas escolas.

As novas escolas estão localizadas nos municípios de Capitão Poço, Bom Jesus do Tocantins, Itupiranga, Jacareacanga, Novo Progresso, Oriximiná e Santarém. “Essa é a concretização de um sonho, né? Hoje, receber a construção dessa escola é a possibilidade de realizar uma educação de fato de qualidade dentro da comunidade”, afirmou a professora da Escola kuxware kriamrentije,  reserva Mãe Maria, Caroline Leite.

“Um momento histórico para um Estado que tem nos povos indígenas e nos povos tradicionais a essência da nossa história.  Este é o momento de fortalecimento das políticas públicas, com a Secretaria Estadual de Povos Indígenas liderando as conquistas pelos territórios e valorização cultural, para cada vez mais garantirmos direito aos povos indígenas, que tanto têm ajudado o Pará, o Brasil e a defesa da Amazônia”, ponderou Helder Barbalho.

Leia também: