O Estado do Pará registrou redução nos alertas de desmatamento pelo oitavo mês consecutivo em 2023. Os dados do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), revelam que, em novembro de 2023, com uma área de 96 km² recoberta por alertas de desmatamento, o estado obteve redução de 34% de alertas em relação ao mês de novembro de 2022, quando a área foi de 146 km².
Em números absolutos, a redução registrada pelo Pará equivale a uma área de 50 km². Desde 2020, o Pará vem diminuindo constantemente os seus índices de desmatamento, tanto no Deter quanto no Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), que divulga a taxa anual de redução do desmatamento. Em 2023, o Pará registrou redução de 21% de redução no Prodes, pelo segundo ano consecutivo.
Com metas de redução de no mínimo 37% das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), provenientes da conversão de florestas e do uso da terra até 2030, e 43% até 2035, as ações no âmbito do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), do Governo do Pará, se dão por meio de quatro componentes: Comando e Controle (Fiscalização, Licenciamento e Monitoramento ambientais); Ordenamento Territorial, Fundiário e Ambiental; Desenvolvimento Socioeconômico de Baixas Emissões de GEE; Financiamento Ambiental de Longo Alcance.
“Novamente percebemos uma diminuição nos alertas de desmatamento, resultado de esforços coordenados e persistentes do Governo Estadual, através da Semas e da Segup. Temos equipes atuando na linha de frente contra o desmatamento em todo o estado, concentrando esforços especialmente nos 15 municípios mais críticos identificados no decreto de emergência ambiental assinado pelo governador Helder Barbalho. Este progresso reforça a eficácia do nosso trabalho e reafirma que estamos no caminho certo para combater o desmatamento”, declarou Mauro O’de Almeida, titular da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas).
Dados – No Pará, no acumulado de janeiro a novembro de 2023, a área recoberta por alertas é de 1.807 km², 47% menor que no mesmo período do ano de 2022, quando a área foi de 3.418 km². A diminuição equivale a 1.611 km².
Na Amazônia Legal, no mês de novembro de 2023, a área recoberta por Alertas é de 554 km², 64% menor que no mesmo período do ano de 2022. Em números absolutos, essa redução equivale a uma área de 352 km².
No acumulado de janeiro a novembro de 2023, a área recoberta por alertas na Amazônia Legal é de 4.974 km², 50% menor que no mesmo período do ano de 2022, quando a área foi de 10.045 km². A diminuição equivale a 5.071 km².
Deixe um comentário