A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) anunciou em novembro a inclusão de dez novos municípios paraenses no Mapa do Turismo Brasileiro, plataforma estratégica do Ministério do Turismo que define áreas prioritárias para investimentos no setor. Com isso, o Pará passa a ter 63 cidades no Mapa, distribuídas por 14 regiões turísticas.
As novas cidades contempladas são Água Azul do Norte, Augusto Corrêa, Bagre, Benevides, Inhangapi, Piçarra, Redenção, Rondon do Pará, Santana do Araguaia e São Miguel do Guamá. Para ingressar no Mapa, os municípios precisam atender a critérios como ter órgãos de gestão turística ativos, conselhos municipais organizados e prestadores de serviços cadastrados no Cadastur (Cadastro Nacional de Serviços Turísticos).
A inclusão no Mapa ocorre por meio do Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMAPA), que exige o envio de dados como infraestrutura, atrativos turísticos e economia local. A Setur oferece apoio técnico para que os municípios atendam aos requisitos e valida as informações antes de encaminhá-las ao Ministério do Turismo.
Além do assessoramento técnico, a Setur realiza eventos como os Seminários de Regionalização do Turismo, capacitando gestores municipais para garantir o ingresso e permanência no Mapa, cuja certificação tem validade anual.
Os municípios que desejarem participar do programa podem se inscrever a qualquer momento. Mais informações estão disponíveis pelo e-mail prtpara@setur.pa.gov.br.
Leia também:
Deixe um comentário