Pará envia mais 20 toneladas de mantimentos para o Rio Grande do Sul

As doações foram coletadas em campanhas mobilizadas pelo Estado, em pontos como as Usinas da Paz na Região Metropolitana de Belém, e também por grupos de voluntários e empresas da sociedade civil.

Reprodução Agência Pará

Já está a caminho do Rio Grande do Sul a primeira leva de donativos arrecadados pelo governo do Pará. Mais de 20 toneladas de água mineral, alimentos, roupas e ração para animais estão sendo enviadas para apoiar as vítimas das enchentes que atingem diversas cidades gaúchas desde o final de abril. O governador Helder Barbalho (MDB) e a vice-governadora Hana Ghassan acompanharam a saída dos itens da Usina da Paz Jurunas/Condor, com a logística de envio organizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Os donativos foram coletados em campanhas de doação mobilizadas pelo Estado, em pontos como as Usinas da Paz na Região Metropolitana de Belém, e também por grupos de voluntários e empresas da sociedade civil.

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM-PA), Cel. Jayme Benjó, explicou que a arrecadação de ajuda humanitária também ocorreu nos próprios quartéis dos Bombeiros. 

“O tempo estimado para a chegada dessas doações é de cerca de 4 dias. Saímos do Norte para o outro lado do país com deslocamento seguro e escolta, devido às possíveis dificuldades, mas tudo está bem planejado e alinhado com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Já temos um centro de distribuição em uma área não alagada, para onde todo o material será enviado. A partir dali, dentro do gabinete de crise integrado, envolvendo a União e o Estado do Rio Grande do Sul, faremos a distribuição para os municípios impactados”, detalhou a autoridade militar, destacando ainda a importância das Usinas da Paz como pontos de entrega, especialmente por estarem localizadas em bairros populosos.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Leia também: