A primeira fase do defeso do caranguejo-uçá se iniciou junto a lua nova e começou no dia 12 e vai se estender até o dia 17 de janeiro, no Pará. O defeso tem como objetivo proteger e garantir a reprodução dos anos animais.
O defeso tem outros dois períodos, onde serão proibidas a caça e a captura e eles acontecerão ainda nesse primeiro semestre de 2024, o segundo período vai acontecer de 10 a 15 de fevereiro e o terceiro de 11 a 16 de março, ambos acontecendo na lua nova.
O período de defeso é também conhecido como “andada”, trata-se do período reprodutivo. Nesse intervalo, eles ficam mais expostos por saírem das áreas de manguezais e se aproximarem das áreas de praia, esse período acontece também nessa fase da lua nova.
A determinação e orientação do Ministério da Pasca e Aquicultura (MPA), é que pessoas físicas ou jurídicas que atuam na manutenção em cativeiro, conservação, beneficiamento, industrialização ou comercialização do caranguejo, forneçam até o último dia útil que antecede os período de defeso, a relação detalhada dos estoques de animais vivos, congelados, pré-cozidos, cozidos, inteiros ou em partes, pessoalmente nas Superintendências Federais de Pesca e Aquicultura, ou via link.
Leia também:
Deixe um comentário