Dados do estudo Cartografias da Violência na Amazônia, divulgados nesta quarta-feira (11) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com o Instituto Mãe Crioula, revelam que o Pará é o estado da Amazônia Legal com o maior registro de facções criminosas.
Segundo o estudo, as facções que estão mais presentes no estado são o Comando Vermelho (CV), controlando 57 municípios e o Primeiro Comando da Capital (PCC), controlando cinco municípios paraenses.
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública considera “surpreendente” a velocidade com que os grupos criminosos avançam e se tornam presentes na Amazônia. Porém, o instituto ainda avalia o resultado do estudo como “conservador”, pois acredita numa possível subnotificação da realidade, somado ao fato de que cada organização criminosa possui uma estratégia diferente em cada estado.
Enquanto em alguns estados o foco esteja nas fronteiras com países sul americanos, no Pará, a estratégia tem sido diferente.
Embora o estado faça fronteira com a Guiana e o Suriname, a distância das sedes municipais e a dificuldade geográfica imposta pela composição territorial dos municípios fazem com que a rota original do tráfico e o contrabando nesses países ocorra via Oceano Atlântico, “passando muitas vezes pelo estado do Amapá ou vindo direto para o Pará”.
Nesse sentido, as pistas de pouso construídas ilegalmente no meio da floresta ou em áreas de proteção ambiental auxiliam na logística das facções. Em 2021, o MapBiomas identificou 2.869 pistas de pouso na Amazônia, a maioria sem autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
– Com informações do MapBiomas, Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Metrópoles
Leia também:
Deixe um comentário