Operação “Infectus” combate crimes financeiros no Pará e Amapá

A estimativa é que os envolvidos movimentaram cerca de 45 milhões de reais em empresas fantasmas localizadas em Macapá, Afuá e Chaves.

policiais de costas
Foto divulgação

Nesta quarta-feira (27), uma ação conjunta entre os Ministérios Públicos dos Estados do Amapá e do Pará, por meio dos seus Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), e a Polícia Civil, deflagrou a operação “Infectus” com o objetivo de cumprir 19 mandados de busca e apreensão emitidos pela vara judicial da comarca de Afuá.

Na Macapá, foram executados quatro mandados contra pessoas físicas e um contra pessoa jurídica. Nos municípios paraenses, nove mandados foram cumpridos contra pessoas físicas e quatro contra pessoas jurídicas em Afuá, além de um contra pessoa física e dois contra pessoas jurídicas em Chaves.

A operação mobilizou cinquenta policiais civis e membros dos GAECO’s, unindo esforços para investigar crimes de sonegação fiscal, fraude em licitações, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Até o momento, estima-se que os envolvidos movimentaram cerca de R$ 45.000.000,00 em “empresas de fachada/fantasma” localizadas em Macapá, Afuá e Chaves, envolvendo até mesmo agentes públicos.

Foto divulgação

Durante as diligências nos três municípios, foram apreendidos aproximadamente 160 mil reais em espécie, além de documentos e dispositivos eletrônicos. Todo o material será analisado pela Polícia Civil em Belém.

Leia também: