Oficinas dos Arrastões do Pavulagem 2024 começam nesta sexta-feira

A programação acontece de 10 a 24 de maio em frente ao Instituto Arraial do Pavulagem (Boulevard da Gastronomia).

O primeiro grande momento do calendário de atividades do Arrastão do Pavulagem 2024 começa sexta (10), às 19h, com o início das tradicionais Oficinas que antecedem os Arrastões.

A programação acontece de 10 a 24 de maio em frente ao Instituto Arraial do Pavulagem (Boulevard da Gastronomia).

O Arrastão do Pavulagem 2024 é uma realização do Instituto Arraial do Pavulagem e conta com a parceria da Equatorial Pará, Governo do Estado, Prefeitura de Belém e Sesc (PA).

Depois de iniciados nas Oficinas (10 a 24/05), eles se juntam a membros mais experientes do Batalhão da Estrela nos Ensaios (que iniciam dia 25/05 e vão até 13/06). O processo de integração acontece anualmente, aumentando o número de participantes ano após ano. No ano passado, mais de 1200 pessoas fizeram parte do grupo.

HORÁRIOS

Tanto as Oficinas quanto os Ensaios serão realizados de segunda-feira a sexta-feira, das 19h às 21h, sábados das 16h às 18h, e aos domingos das 9h às 11h.

OFICINAS RECEBEM PESSOAS DE TODAS AS IDADES

Das crianças aos idosos, as Oficinas reúnem participantes de todas as faixas etárias. Tem senhoras participando das oficinas de Dança, tem crianças explorando ritmos na percussão, jovens descobrindo como andar de perna-de-pau e muito mais.

A presença anual de tantas pessoas de idades distintas destaca que a vivência cultural e a participação nos Arrastões do Pavulagem são acessíveis a todos, independentemente da idade.

LEGADO E IDENTIDADE CULTURAL

Ronaldo Silva, presidente do instituto, destaca o sentimento positivo pelo início da época junina e comenta o retorno para a comunidade e os sentimentos positivos gerados pelo legado do Arraial do Pavulagem.

“Todo ano a expectativa nesse momento de início é alta. É um orgulho e uma felicidade ver os instrutores repassando para os iniciantes detalhes sobre os instrumentos, ensinando a andar de Perna de Pau com segurança… aqui, o brincante vive dias de compartilhamento de saberes e, como resultado dessa dedicação, vai pra rua conosco como parte do Batalhão da Estrela, que é um núcleo do Arrastão do Pavulagem”, diz.

Leia também: